Das pequenas pousadas aos grandes hotéis, investir em um channel manager é essencial para quem deseja aumentar as vendas e fortalecer a distribuição.
Quando você escolhe o sistema correto, o channel manager pode aumentar as suas reservas e ajudá-lo a gerar mais receita para sua propriedade.
Por que você precisa de um channel manager?
O channel manager é um gerenciador de canais. Ou seja, ele permite que você atualize de forma centralizada e automatizada a disponibilidade e tarifas do seu hotel nos canais em que ele está sendo distribuído.
Além da preocupação com o atendimento e a satisfação dos hóspedes, é preciso gerenciar reservas, organizar check-ins e check-outs, lidar com imprevistos e situações que surgem quando você menos espera.
Organizar as reservas e atualizar todos esses canais com a disponibilidade de quartos a cada negócio fechado desperdiça um tempo que é essencial para outras tarefas. É nesse contexto que o channel manager é útil.
Como escolher o melhor channel manager ?
O ideal é escolher um gestor de canais que seja integrado ao sistema de gestão hoteleira (PMS), assim, o channel manager atualiza o sistema automaticamente sempre que uma reserva é efetuada em qualquer um dos canais de vendas.
Da mesma forma, quando acontece uma venda direta e essa informação é lançada no mapa de reservas, o gerenciador atualiza a oferta de quartos nos canais de vendas. Tudo funciona de forma automática, o que poupa tempo e evita falhas humanas.
Confira a seguir 4 motivos para você investir agora no Channel Manager:
#1: Rapidez e automação
O channel manager facilita e agiliza as atualizações nos sites de reserva. Muitos estabelecimentos contratam pessoas apenas para fazer essa gestão, mas ela é bem mais prática com a ferramenta.
Quanto mais canais de distribuição online, maior o tempo necessário para a atualização manual.
Uma modificação manual dos preços de quartos em muitos canais envolve o risco de erro humano, além do atraso na atualização da oferta em todos os canais.
O channel manager permite eliminar esse problema e gerenciar a disponibilidade dos quartos e a política de preços em tempo real em todos os canais, a partir de um único console de gerenciamento.
Outra coisa que deve ser levada em consideração é a possibilidade de seguir uma política de preços flexíveis e sincronizar ofertas promocionais, o que se traduz em uma gestão eficaz e eficiente das receitas do hotel.
Erros manuais de atualização também podem fazer com que os canais online fiquem sem disponibilidade para reserva, quando, na verdade, o seu hotel ainda tem quartos para serem ocupados.
Com um channel manager não há erros. A atualização pode ser feita de uma única vez para todos os canais e de forma centralizada, eliminando os riscos de deixar algum canal sem informação.
#2: Conexão com mais canais
O channel manager possibilita a entrada de canais certos que estão presentes no seu público-alvo e que você hoje não conecta porque você não possui uma ferramenta que possa automatizar esse serviço.
O Channel Manager garante essa segurança que todos esses canais serão alimentados de forma eficaz por uma plataforma.
#3: Otimização na disponibilidade
Muitos hotéis, acabam por deixar disponível nos canais uma quantidade menor de quartos, justamente para ter um “estoque” a ser utilizado em situações como overbookings ou vendas de última para hóspedes que chegam no hotel.
No entanto, para o segmento hoteleiro, um quarto vazio é uma receita que não poderá ser recuperada, por isso é essencial ter eficiência na distribuição.
Erros manuais de atualização também podem fazer com que os canais online fiquem sem disponibilidade para reserva, quando, na verdade, o seu hotel ainda tem quartos para serem ocupados.
Com um channel manager não há erros. A atualização pode ser feita de uma única vez para todos os canais e de forma centralizada, eliminando os riscos de deixar algum canal sem informação.
#4: Integração com o PMS
O channel manager deve ser compatível com o PMS, para evitar custos extras.
Essa combinação permite a troca automática de informações sobre novas reservas entre o sistema de reservas do hotel e os canais de vendas online.
A eficiência operacional nessa área é essencial porque tem um efeito enorme sobre as receitas e a imagem do hotel, já que minimiza o overbooking.
Uma das vantagens de um channel manager é justamente os relatórios avançados que podem ser fornecidos pela ferramenta. Os melhores sistemas fornecem não só um acompanhamento do histórico das vendas ou da ocupação de quartos, mas permitem a visualização desses dados em tempo real.
Esse tipo de informação possibilita, por exemplo, maior segurança e flexibilidade no momento de realizar alguma alteração na política de preços em resposta às condições dinâmicas apresentadas pelo mercado.
As vantagens de contratar uma empresa especializada em soluções tecnológicas
Investir em um channel manager pode ser um ponto de virada para o negócio. No entanto, seu uso não é sinônimo de aumento de vendas ou crescimento instantâneo.
É preciso, primeiro, definir qual o melhor software para seu hotel ou pousada e traçar estratégias de divulgação para captar os clientes certos.
Por isso, contratar uma empresa especializada em soluções tecnológicas com foco em hotéis e pousadas faz diferença.
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